Automação Industrial

Por on

São diversos os dispositivos que podem ser utilizados para Automação Industrial, variando de computadores e dispositivos similares a controladores lógicos programáveis, microcontroladores, SDCDs (Sistemas Digitais de Controle Distribuído), CPLs (Controladores Lógicos Programáveis) e até robótica. Estes dispositivos realizam tarefas automaticamente, ininterruptamente, com taxa de erros muito menor e sem colocar em risco o ser humano.

Os sistemas de Automação Industrial podem, muitas vezes, ser conectados aos sistemas de gestão das empresas, o que permite o acompanhamento online da produção, agilizando o processo de gestão e aumentando a confiabilidade das decisões dentro da empresa.

Uma evolução dos sistemas de Automação Industrial são os sistemas para Automação Residencial – que englobam condomínios (residenciais ou corporativos), apartamentos ou residências – e permitem integrar e controlar elementos como iluminação, ar-condicionado, distribuição de áudio e vídeo, abertura de portas, alarmes e câmeras, acionando diretamente cada um deles através de um simples controle remoto, smartphone ou tablet.